TELHADOS DE UMA ÁGUA, QUAIS AS VANTAGENS?

Se você está construindo uma casa, mas possui um orçamento apertado para a obra, existem algumas saídas para a construção do telhado que tornam a obra mais barata e rápida de ser executada. Uma boa dica é a construção do telhado de uma água, pois é um tipo de telhado que possui apenas uma face de escoamento, muito rápido de ser construído e, se bem estruturado, pode tornar a construção muito mais charmosa.

Para a execução de um telhado de uma água é necessário que se faça uma empena ao redor da construção – essa empena geralmente é feita de tijolos – e dessa forma a construção é simples e rápida de ser executada. É interessante que se faça uma laje sob a construção, pois assim você pode armazenar a sua caixa d’água sob a casa. Preste atenção: se essa for a sua opção, tenha em mente que a empena deve ser mais alta que a sua caixa d’água, pois você deverá ter a facilidade para abrir a mesma para eventuais limpezas e manutenções.

Após fazer a empena é necessário fazer a instalação do madeiramento. Para o telhado de uma água com empena de material, o madeiramento necessário geralmente é formatado por caibros e ripas, mas dependendo do tipo de telhas escolhidas às ripas também são dispensáveis.

Como já citado acima, é possível optar por dois tipos de telhas para esse tipo de telhado, as telhas de fibrocimento ou as telhas de cerâmica e para cada uma delas existem vantagens e desvantagens. Para as telhas de fibrocimento a vantagem está no preço da construção e também na praticidade de instalação dos materiais. Já nas telhas de cerâmica as vantagens são: beleza da obra e vida útil mais longa dos materiais, visto que as telhas de cerâmica são mais resistentes.

As desvantagens das telhas de fibrocimento estão na sensação térmica dentro da residência e também na sua manutenção que, em casos de cidades com muitas chuvas de granizo, pode se fazer necessário frequentes trocas de telhas ou emendas. As desvantagens das telhas de cerâmica são: telhas mais pesadas e que necessitam da instalação de ripas para a sua montagem, que também é muito mais demorada que o fibrocimento, porém, a manutenção é menor e a sua sensação térmica é muito mais agradável.

A altura da laje deve ser de no mínimo 1,5m da altura do chuveiro, isso é importante para que a pressão da água vinda da caixa d’água seja aceitável para o chuveiro e torneiras da residência.

FALE CONOSCO ÁREA DO
PROFISSIONAL